A Paróquia
Eventos
Pastorais
Revistas
Formação Permanente
Orações
Notícias
Fale Conosco

Pastoral Vocacional

Vocação  um chamado  para o Amor De Deus

 “ Então  Jesus disse a seus discípulos :

A colheita é grande , mas os trabalhadores são poucos “! Por isso , peçam  ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita.( Mateus -9,37-38) .

 

O que é a pastoral ?

É  um trabalho  da igreja  que visa despertar  os cristãos  para a vocação  humana , cristã  e eclesial , discernir  os sinais  indicadores  do chamado  de Deus , cultivar  os  germes da vocação  e acompanhar  o processo de opção vocacional consciente e livre  conforme                         ( Diretrizes Básicas de Formação de Presbítero , nº 27 ), despertar , discernir  e acompanhar as vocações  para a vida da comunidade .

 

Qual  é o objetivo da pastoral ?

Animar a comunidade a rezar  pelas vocações sacerdotais  e religiosas  , bem  como , os leigos , matrimoniais  e missionárias ,  fazer desperta o sentido  de  vocação , que é chamado de Deus  que  por finalidade a realização plena da pessoa humana.

 

Como  se trabalha ? Qual o número e dias da semana ?

A Pastoral   se reúne  periodicamente,  em oração  ou em momentos  de oração  especificas de acordo  com as necessidades da igreja . No mês  de agosto  que é mês vocacional nossos  trabalhos  se intensificam por todas  as vocações :  sacerdotes , matrimonial , religiosa e leigas.

 

Quais são as necessidades da pastoral ?

Nos , cristãos , temos  que ter consciência  de que  somos todos  irmãos  e fazemos  parte  do reino de Deus . Por isso o serviço  de animação vocacional  é dever de  todos  e fazemos  um convite a você  para fazer parte  desta pastoral , pois ,  precisamos de oração constante , para contribuir  com esta importante  missão .

 

O que é Vocação ?

Vocação é o chamado de Deus  que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.

É  um gesto  gracioso de Deus  que visa a plena humanização do Homem .

É dom . é graça ,  é eleição cuidadosa , visando a construção do Reino de Deus .

É  um chamado  para fazer algo , para cumprir uma missão.

Toda a pessoa é vocacional , é eleita por Deus .

Deus elege por causa de alguns ( comunidade ) e esta eleição se transforma  no  nosso dia a dia. A mensagem do Evangelho é convite contínuo  a seguir  Jesus Cristo .Vem  e segue –me. (MT 9,9; Mc 8,34 ; Lc 18,22; Jo 8,12).

Vem (chamado ): é um convite pessoal  dirigido por Deus  a uma pessoa.

Segue –me (Missão ): é o seguimento da prática  de Jesus .É uma iniciativa gratuita , proposta  que parte  de Deus  ( dimensão teológica ).Impulso interior de cada  pessoa onde  conscientemente responde ao plano  de amor  de Deus ( dimensão  antropológica ). Distinção : Para compreender em profundidade o significado da vocação , precisamos  fazer a distinção entre :

Vocação  Fundamental  e Vocação Especificas )  Vocação Fundamental :

Entendemos  por vocação  fundamental o chamado  de cada pessoa : á vida , a ser  Filho  de Deus  , a ser  Cristãos , a ser . A Tomar consciência  de que  todos  somos irmãos  e fazemos  parte do Reino de Deus . Pela revelação sabemos  que todos  os homens foram chamados por Deus  á santidade ( Gn 1,26 ; IPe 1,15-16).É o chamado a desenvolvermos  plenamente  todas  as nossas potencialidades. Todas as vocações .Todas as vocações  especificas  deveriam desta vocação  fundamental. Pelo Batismo  todos fomos  chamados a viver a Santidade . A Pastoral Vocacional   deveria ser a Pastoral da Vocação Fundamental , sob a qual é possível  descobrir  a Vocação Especificas .

b) Vocação Especificas : Entendemos  por vocação  especificas  amaneira própria  de como  cada pessoa  realiza  a sua  vocação fundamental , como  leigo , sacerdote ou  religioso .

As vocações  especificas são três  : Laical , Religiosa  e Sacerdotal

Como Deus Chama ?

Pessoalmente   e pelo nome ;

Pelos valores que nos atraem ;

Pela comunidade ;

Pelas necessidades do mundo  e da Igreja ;

Através  de mediadores diretos .

 

Contatos :

Gilmar   e Luzia   (016) 3945-7553

 

 

 

 


Revista do Mês

Newsletter

As novidades do Paróquia São João Batista no seu e-mail

Cadastro efetuado com sucesso! Obrigado

5