Salve a Paróquia São João Batista! | Mensagem do mês de Fevereiro

Salve a Paróquia São João Batista! | Mensagem do mês de Fevereiro

Caríssimos paroquianos

Salve a Paróquia São João Batista!

48 anos preparando os caminhos do Senhor e levando as pessoas a uma verdadeira conversão.

Lentamente estamos nos aproximando do Jubileu de Ouro da Paróquia São João Batista, gerada no dia 02 de fevereiro de 1970, por meio do Decreto Canônico de Criação, por Dom Felício César da Cunha Vasconcelos.

 Por aqui passaram vários sacerdotes, religiosos(as), Arcebispos e bispos que não mediram esforços para ser presença da Igreja nesta porção do povo de Deus em Sertãozinho. Sem contar os numerosos leigos(as) que passaram por aqui, dentre os quais, muitos se encontram na eternidade de Deus e outros estão ajudando em várias paróquias de Sertãozinho e região.

Hoje nós continuamos a escrever está linda história de luta e superação com a participação de vários leigos(as) que não medem esforços para nos ajudar.

A Paróquia São João por muitos anos foi destaque na Arquidiocese de Ribeirão Preto pelos seus trabalhos pastorais e também pela presença nos eventos da Arquidiocese.

Olhando a geografia da paróquia temos vários contrastes, pois abrangemos desde bairros mais estruturados e dotados financeiramente, até bairros mais carentes e pobres de recursos, embora tenhamos concentrado em nossa área geográfica boa parte do polo industrial da cidade. Além disso, a população atual está envelhecendo gradativamente, por se tratar de um bairro bem antigo, e os jovens e crianças estão localizados em outras áreas de Sertãozinho.

Os habitantes de nossa região são mais conservadores nas questões dos hábitos e tradições religiosas, e guardam com carinho sua história no passado, mas vendo hoje, no presente, as novas mudanças trazidas pela modernidade.

Somos agraciados pela intercessão de São João Batista, padroeiro do bairro e da paróquia, e temos um co-padroeiro, São Benedito (o negro), que também tem sua história entrelaçada a São João Batista.

Por isso, quando ampliamos nossa igreja matriz colocamos no presbitério as duas imagens: São João e São Benedito, remontando a história da paróquia que, na antiga capela, trazia as duas imagens em seu altar central.

Os santos padroeiros para nós católicos são referências de vida, modelos de santidade, porque participam da plena santidade de Jesus Cristo, não deixando no esquecimento o chamado a Santidade.

Ainda dentro deste mês, vamos iniciar o tempo da Quaresma, tempo forte de preparação para a Páscoa, atendendo ao convite de nosso padroeiro e de Jesus Cristo que nos chamam à conversão e à mudança de vida.  No Brasil, celebramos junto com esse tempo favorável de conversão a Campanha da Fraternidade, que este ano vai abordar a violência em suas mais variadas esferas. Ela traz como tema: “Fraternidade e Superação da Violência” e como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Façamos deste período um tempo de renovação interior de nossas forças para celebrarmos a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, participando de sua Ressurreição. Não deixemos que caiam na rotina estes momentos fortes que a Sagrada Liturgia nos propõe por meio das leituras bíblicas, onde, ao mesmo tempo, podemos confrontar nossa vida pessoal e comunitária.

Enfim, imbuídos da graça de Deus, na força do profetismo de Jesus Cristo e na unção do Espírito Santo, possamos seguir sempre avante em nossos trabalhos, principalmente agora, que a paróquia conta com dois padres novamente, para melhor atender as necessidades de nosso povo.

E sendo agraciados com o ano do laicato, busquemos valorizar cada leigo(a) que trabalha conosco, em prol do Reino de Deus.

 

Com carinho e minha benção sacerdotal

Padre Ivonei Adriani Burtia