Compartilhe:

Roda de Conversa: III Jornada Mundial dos Pobres 2019

Imagem retirada de http://arquidioceserp.org.br/noticias?id=11905

A Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza no dia 12 de novembro, às 19h30, no Salão Dom Alberto, na Rua Prudente de Morais, 409, em Ribeirão Preto, a Roda de Conversa: III Jornada Mundial dos Pobres 2019.

III Jornada Mundial dos Pobres 2019

No encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, o Papa Francisco instituiu como gesto concreto a Jornada Mundial do Pobre. Na Carta Apostólica Misericordia et misera o papa explica a finalidade deste dia: “como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres. Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46). Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa (cf. Lc 16, 19-21). Além disso este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização (cf. Mt 11, 5), procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia”.

Tema - O tema da mensagem deste ano oferecida pelo Papa Francisco tem como iluminação bíblica: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19). A partir da Mensagem do papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral do Povo de Rua e  Pastoral do Migrante lançaram material de mobilização para a Jornada Mundial dos Pobres que será celebrada de 10 a 17 de novembro de 2019. O subsídio pode ser acessado no site:  http://caritas.org.br/

fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto