Pastoral Vocacional

Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional articula-se com a pastoral orgânica. Toda a pastoral precisa ter uma dimensão vocacional. De modo especial, o serviço vocacional preocupa-se com a catequese, os grupos de adolescentes, pastoral da juventude, pastoral da crisma, pastoral familiar e com as equipes de liturgia. Dinamiza a comunidade eclesial, integrando todas as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, em especial os adolescentes e jovens, a descobrir, a assumir, a desenvolver a vocação ou o ministério a que Deus os chamou. Preocupa-se com o surgimento e o encaminhamento de todas as vocações e ministérios na Igreja.

Todos os recursos possíveis devem ser investidos na Pastoral Vocacional, por causa de sua importância. Ela é indispensável na vida íntima da Igreja e na construção do Reino, pois é esta pastoral que gera seus construtores. Todo o investimento tem sua razão de ser.

Vocação cristã

Pelo Batismo toda pessoa recebe, pela fé de seus pais e padrinhos, seu segundo chamado: o de ser cristão. À medida que a pessoa cresce e toma conhecimento da própria fé, aos poucos assume uma identidade que a caracteriza como seguidora do próprio Cristo. Consequentemente, a pessoa é chamada a aderir à missão de Jesus, para ser sinal do Reino e comunicação da Boa-Nova do Evangelho. Cada pessoa vive e realiza a vocação cristã na família, na sociedade e na comunidade eclesial à qual pertence. O Batismo é considerado fonte de todas as vocações, porque é a partir dele que o cristão viverá uma vocação específica que pode ser: a vocação à vida matrimonial, a vocação à vida religiosa consagrada, a vocação à vida sacerdotal e a vocação do cristão leigo.

Vocação à vida matrimonial

É a vocação do amor que se realiza na relação entre o homem e a mulher. No amor de Deus, o casal é chamado a edificar o amor conjugal para formarem uma família. Constituem, assim, uma íntima comunidade de vida para realizarem a missão da maternidade e da paternidade, onde o lar se torna uma pequena Igreja na qual se vive, partilha e transmite os valores humanos e cristãos. A família é o berço de todas as vocações.

Vocação à vida consagrada

A vida religiosa consagrada é uma vocação para homens e mulheres que se sentem chamados por Deus para viver a radicalidade de seu Batismo, dedicando toda a sua vida, seu tempo, suas forças e capacidades para o serviço aos irmãos, diante das mais variadas necessidades do ser humano, hoje. Vivendo em comunidade, têm como primeira regra a vivência do Evangelho, testemunhando o amor fraterno. Propõem-se a seguir Jesus Cristo, assumindo seu modo de viver casto, pobre e obediente, assumindo com liberdade este estilo de vida, para, assim, estarem disponíveis a realizar uma missão na Igreja e na sociedade atual, segundo um carisma específico.

Vocação à vida sacerdotal

A vocação à vida sacerdotal é voltada aos homens que sentem o chamado a serem continuadores da missão de Cristo, recebendo o sacramento da ordem, a fim de se colocarem totalmente a serviço do povo de Deus. A missão do sacerdote tem como inspiração a imagem de Jesus Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas para orientá-las, introduzi-las e animá-las na vida da fé e da comunidade. O padre também tem a missão de denunciar as injustiças, os falsos valores, para favorecer a vida nas suas mais diversas dimensões.

Vocação do cristão leigo

Todo cristão leigo casado ou solteiro vive e corresponde à sua vocação sendo sinal de Cristo e do seu Evangelho no meio do mundo. Podem desempenhar atividades diversas na Igreja e no mundo, sejam elas no âmbito da educação, da política, da comunicação social, do comércio, da arte etc. Independentemente da missão que vive e realiza, ele é também chamado a trilhar um caminho de desenvolvimento humano e de santificação pessoal no meio da família e da sociedade.

 

Informações e Contatos

Secretaria Paroquial | 3945-8445 | Horário de atendimento: Terça-feira a Sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h e Sábado das 8h às 12h

Gilmar José e Luzia Milan Pereira | 3945-7553 | 99140-1621
José Olimpio e Oliana Ap. E. Chinaglia | 3945-1688 | 992560989
Maria Sueli Canella Molesin | 3945-3379 | 992926734