Pastoral da Sobriedade

Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. 

É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão. 

Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.

Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade. 

Objetivo Geral

Prevenir e Recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos “12 Passos do Programa de Vida Nova da Pastoral da Sobriedade”

Objetivos Específicos

Implantar Grupos de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade nas Paróquias;
Formar e Capacitar novos Agentes da Pastoral da Sobriedade;
Permanente dos Agentes Capacitados;
Atuar Politicamente junto às forças vivas da comunidade pela exigência da fé, à luz dos ensinamentos de Cristo.

Missão

Evangelizar, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo Libertador através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, solidária.

Por fim, a Pastoral da Sobriedade busca transpor a abstinência da dependência. Pretende atingir o núcleo central do ser humano levando-o a uma mudança radical de vida através de um processo permanente de conversão e compromisso. Aspira integrar seus participantes, agentes e coordenadores nas diversas atividades eclesiais contribuindo para que o Reino de Deus aconteça.
Nosso lema: “Buscar a Santidade pela Sobriedade!”

 

Para conhecer mais sobre a Pastoral da Sobriedade, acesse seu site: www.sobriedade.org.br

 

Informações e Contatos

Secretaria Paroquial | 3945-8445 | Horário de atendimento: Terça-feira a Sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h e Sábado das 8h às 12h

Edilson Vicente Alves | 99255-5244
Claudia Silvana dos Reis Souza | 3945-8135 | 99269-1341
José Carlos Tofani (Apoio) | 3942-3254