Pastoral da Comunicação

Pastoral da Comunicação

Segundo o Documento 99 da CNBB - Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil

A expressão "Pastoral da Comunicação" nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra "pastoral" tem sua rais no verbo "apascentar", "pastorear" e no termo "pastor". No Antigo Testamento, essas palavras são carregadas de significados. A caractéristica do pastor na literatura bíblica é aquela de "guiar", "conduzir". No Evangelho de São João, Jesus se apresenta com o Bom Pastor que cuida das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha a frente delas e dá a vida por elas.

Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva, anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas. As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.

Compreendendo a Pascom em sua abrangência , algumas características se destacam: 1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2 ) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação nas reflexões da Igreja e 6 ) desenvolver as áreas da comunicação como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) é o conjunto de ações realizadas dentro da comunidade eclesial. Ela não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade.

É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana.

O ponto unificador e central desta pastoral é Jesus Cristo. Jesus se comunica através de parábolas, partindo de fatos da vida, conhecidos por todos, para transmitir ideias, despertar adesão e provocar transformação das realidades.

A Pastoral da Comunicação se caracteriza por ser ima pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à avaliação e á celebração. Afinal “Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo 1,14). Supremo comunicador do Pai, optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja”.

 

Informações e Contatos

Secretaria Paroquial | 3945-8445 | Horário de atendimento: Terça-feira a Sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h e Sábado das 8h às 12h

Eliandra Pita | 3945-2224 | 98802-9652
Guilherme Teixeira Menezes | 3945-5217 | 98194-1860
Natalia Agapito | 99123-0780
Vanda Lovato | 3947-4745 | 99222-8937