Compartilhe:

Conselho de Pastoral reflete sobre juventude e vocações

Imagem retirada de http://arquidioceserp.org.br/noticias?id=11611

A primeira reunião ordinária do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) deste ano de 2019 ocorreu no sábado, 25 de maio, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto. Antes do início da oração, o padre Luis Gustavo Tenan Benzi, coordenador de pastoral, acolheu os conselheiros e brevemente apresentou a dinâmica de trabalho da reunião que abordou os temas: “Exortação Pós-Sinodal Exortação Apostólica pós-sinodal Christus vivit” e o Congresso Nacional Vocacional. Na sequência o arcebispo Dom Moacir Silva saudou os conselheiros: “Sejam todos bem-vindos a nossa reunião ordinária do Conselho Arquidiocesano de Pastoral que é muito importante para que a nossa arquidiocese realize a sua vocação e missão contando com todos vocês na obra da evangelização”, e deu início a oração da Hora Média, que foi conduzida pelo Diácono Francisco Ferreira Alves Neto.

Exortação Apostólica  
O primeiro tema da reunião abordou a estrutura do conteúdo da Exortação Pós-Sinodal Exortação Apostólica pós-sinodal Christus vivit, publicada no dia 25 de março de 2019. O coordenador de pastoral, padre Gustavo, fez uma explanação panorâmica dos nove capítulos do documento com destaque para uma aproximação com a realidade juvenil brasileira. Ao finalizar a apresentação citou um trecho da exortação que manifesta o desejo do papa Francisco: “Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi «atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós»”.

Congresso Vocacional Nacional
A Igreja no Brasil realizará nos dias 05 a 08 de setembro de 2019, o 4º. Congresso Vocacional do Brasil, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Com o tema: “Vocação e Discernimento” e o lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 25,4). O seminarista Vinícius Martins Cestari apresentou os principais pontos do texto-base preparatório ao congresso dividido em três partes: I) Ver - A caminhada da Pastoral Vocacional: contexto e memória; II) Julgar: iluminação bíblica e teológica; III) Agir: indicações para um caminho de discernimento vocacional. De acordo com Vinícius podemos avaliar a importância do quarto congresso a partir de três direcionamentos referentes ao objetivo deste evento vocacional: “Para quê? Estudar, refletir, rezar e dialogar sobre a questão vocacional para traçar linhas de ações. Como? Indo ao encontro dos adolescentes e jovens; Cooperar na realização de um caminho de discernimento vocacional; Uma certeza! Para realizar a obra do discernimento precisa-se de acompanhamento de todas as forças vivas de comunidade de fé”. Para Vinícius o congresso será uma oportunidade para o fortalecimento da pedagogia e metodologia da Pastoral Vocacional e um espaço para refletir sobre os desafios do discernimento vocacional na atualidade.

Após as apresentações os conselheiros puderam se expressar através do “Microfone Aberta” e expressar as dúvidas ou comentários alusivos as temáticas refletidas. Na continuidade o coordenador de pastoral fez a apresentação da segunda etapa do “Momento de Consulta” em preparação a 15ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (15 AAP) que trata de uma “Consulta Online” através de uma plataforma online onde a partir de um link se tem acesso a um questionário. O período da consulta se estendera de maio até setembro e depois os dados serão tabulados e analisados para auxiliarem como complemento nos trabalhos de evangelização na arquidiocese. A reunião terminou com a oração pelas vocações por meio da reza de uma dezena do terço. A pedido do arcebispo como iniciativa do “Encontro Arquidiocesano em preparação ao Congresso Vocacional” ocorrida em 09 de fevereiro deste ano, em todas as atividades pastorais será rezado a dezena do terço.

fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto