Comunidade São Francisco de Assis

Comunidade São Francisco de Assis

No dia 6 de junho de 1974, instalou-se a pedra fundamental da futura Capela de São Francisco, com iniciativa dos proprietários da grande usina açucareira dos irmãos Balbo. Na época, a usina possuía 70 famílias.

Apesar desta usina estar muito próxima da Paróquia da cidade de Barrinha e os fiéis terem mais facilidades de cumprirem suas obrigações religiosas por lá, a usina era atendida de vez em quando pelo nosso vigário da época. 

No dia 11/12/83 foi inaugurada a Capela na Usina São Francisco pelo Bispo Dom Romeu Alberti e o Pe. Antonio de Oliveira. Foi uma grande celebração, com a presença da comunidade e da família Balbo e algumas autoridades. Nesse dia, também inaugurou-se todo o Centro social da Usina que fica ao lado da Capela. 

No dia 31/12/83, às 19 horas, o Pe.Geraldo celebrou a 1ª missa na Capela. No início de 1984, começaram os trabalhos catequéticos coordenados pelas irmãs canossianas. 

No dia 25/08/85, teve a 1ª Eucaristia de um grupo de crianças, celebrado pelo Pe .Luis. No mesmo ano, aconteceu a celebração da Crisma. 

Daquela época até hoje, a evangelização continua  com a ajuda de alguns leigos da própria comunidade de São Francisco e a Paróquia São João Batista. 

São realizadas celebrações da Santa missa na Capela todos os meses e celebrações da Palavra nas residências. Uma vez por ano na Usina, Pe Ivonei celebra a Santa missa de Abertura da Safra . 

A vida e a obra de São Francisco são provas de que é possível viver o Evangelho. São Francisco o viveu e deixou um entusiasmo novo no coração de muitos. 

 

Usina São Francisco

Missa: 1ª quarta-feira do mês 19h30min.