Compartilhe:

Cartilha de Orientação Política

Cartilha de Orientação Política

A Arquidiocese de Ribeirão Preto está disponibilizando às paróquias, pastorais, movimentos e serviços, a “Cartilha de Orientação Política: Os cristãos e as eleições 2018”, produzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul 2 (Paraná), a pedido da a pedido da Presidência da CNBB Nacional. É um excelente subsídio para reflexão em grupos e assim nos prepararmos para votar conscientes e em candidatos comprometidos com o bem comum.

A premissa da cartilha diz: “A missão da Igreja é evangelizar. Como o Evangelho tem implicações sociais, eis o motivo da cartilha. Trata-se de um subsídio destinado a eleitores e candidatos, a grupos, comunidades e meios de comunicação, que visa orientar sem interferir indevidamente. Esta cartilha dá destaque à esperança, revalorizando a política num momento em que o Brasil vive sérias crises, particularmente no âmbito político. Ela professa que a fraternidade é o maior valor do bem comum” (página2).

 

‘Cartilha de Orientação Política’ é disponibilizada para download

Com a proximidade das eleições, o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é o responsável pela publicação da ‘Cartilha de Orientação Política: Os cristãos e as eleições 2018’, quer oferecer mais um subsídio para ajudar os cidadãos a participar, com consciência e sabedoria, deste momento importante para o país.

Foi publicado hoje uma playlist no Youtube chamada: Cartilha de Orientação Política – Os cristãos e as eleições 2018. Nela, estão contidos 29 pequenos vídeos que abordam todos os temas da Cartilha. Os vídeos são apresentados pelo secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Valdecir Badzinski, e pelos co-autores da Cartilha: Rogério Carlos Born e Zaqueu Luiz Bobato. Dinâmicos e didáticos, esses pequenos vídeos, que tem duração média de dois minutos, podem ser um instrumento precioso para as comunidades, grupos de estudo e as pessoas que buscam compreender melhor o processo político em que vivemos.

Neste momento crucial de nossa história muitos anseiam por mudanças, porém, o cenário parece sombrio. Para nós cristãos, no entanto, é preciso não perder a esperança e acreditar que podemos sim ser os protagonistas das mudanças que o Brasil precisa. Vamos recordar aos cristãos aquilo que insiste o Papa Francisco: “Para o cristão é uma obrigação envolver-se na política. Nós cristãos não podemos fazer como Pilatos: lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas de caridade, porque busca o bem comum”. (Papa Francisco, Sala Paulo VI – Vaticano, 7 de junho de 2013).

Por decisão da presidência do Regional Sul 2 da CNBB, hoje também está sendo liberado o arquivo da Cartilha de Orientação Política para download. Para acessá-lo, clique aqui.

Por CNBB Sul 2.

Confira a playlist de vídeos: