Compartilhe:

Capacitações Missionárias em sintonia com a 15ª Assembleia de Pastoral

Imagem retirada de http://arquidioceserp.org.br/noticias?id=11623

Com o tema: “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023)” e o lema: “Eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (Atos 2, 42), em sintonia com a preparação da 15ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (15ª AAP), neste mês de julho, serão realizadas as Capacitações Missionárias, na Casa Dom Luis, em Brodowski. Nos dias 13 e 14, para as foranias do interior, e nos dias 20 e 21, para as foranias da cidade de Ribeirão Preto. A formação é destinada aos representantes paroquiais do Conselho Pastoral da Forania, e também aberta à participação dos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços arquidiocesanos, e seminaristas.

As capacitações começam sempre no sábado, às 8 horas, e terminam no domingo, às 17 horas. A parte de estudo da capacitação abordará a apresentação do diagnóstico da tabulação do “Momento de Escuta”, primeira etapa da 15ª AAP, que consistiu na avaliação das cinco urgências pastorais, e também a reflexão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), Documento 109 da CNBB. A Capacitação ainda contará com dinâmicas, orações, reza do terço, Eucaristia e confraternização.

Sinodalidade - A proposta das capacitações, além do estudo, é ouvir os leigos e leigas no processo de preparação da assembleia como afirmou o arcebispo dom Moacir em mensagem publicada no informativo arquidiocesano Igreja-Hoje, em janeiro deste ano: “Na preparação e realização da 15ª AAP precisamos ter presente a sinodalidade na vida e na missão da Igreja. ‘A dimensão sinodal da Igreja dever ser expressada por meio da aplicação e do governo de processos de participação e de discernimento capazes de manifestar o dinamismo de comunhão que inspira todas as decisões eclesiais’ (Comissão Teológica Internacional – A Sinodalidade na vida e na missão da Igreja, 76). O Papa Francisco, na comemoração dos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos, disse: ‘Uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar é mais do que ouvir. É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender’ (Discurso, 17 de outubro de 2015). No processo da Assembleia precisamos ‘colocar-nos à escuta uns dos outros para discernirmos, juntos, aquilo que o Senhor está a pedir à sua Igreja. Isto exige de nós que estejamos atentos e nos precavamos bem para não prevalecer a lógica da autopreservação e da autorreferência, que acaba por tornar importante o que é secundário, e secundário o que é importante’” (Papa Francisco – Homilia na Missa de Abertura do Sínodo, 3 de outubro de 2018).

Diretrizes – A preparação da 15ª AAP está em comunhão com a caminhada da Igreja no Brasil. Na 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 1º a 10 de maio deste ano, os bispos aprovaram as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, integrante da coleção Documentos da CNBB, número 109. Este documento ajudará na preparação do Instrumento de Trabalho da 15ª AAP. O Documento nº 109, tem 93 páginas, e é organizado em quatro capítulos: 1º capítulo: “Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo”; 2º capítulo: “O olhar dos discípulos missionários” sobre os desafios presentes na cidade; 3º capítulo: “A Igreja nas Casas”; e o quarto capítulo: “A Igreja em Missão”. As diretrizes estão construídas a partir da imagem da Casa e identificadas por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. Os pilares dão continuidade as chamadas urgências das diretrizes anteriores como momento para impulsionar a ação evangelizadora da Igreja.

Capacitações Missionárias
13 e 14 de julho - Paróquias das foranias do interior
20 e 21 de julho - Paróquias das foranias da cidade de Ribeirão Preto

Local
Casa Dom Luis
Avenida Papa João XXIII, 540 - Brodowski/SP
Informações: (16) 3610-8972
E-mail: cpastoral@arquidioceserp.org.br

fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto