Compartilhe:

Capacitação Missionária para jovens 2018

Imagem retirada de http://arquidioceserp.org.br/noticias?id=10234

Nas celebrações do centenário da criação da diocese e cinquentenário de elevação a arquidiocese (2007-2008),  por iniciativa do arcebispo Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, tiveram início em 2007, sempre no mês de julho, as Capacitações Missionárias do Projeto Ser Igreja em Missão (SIM). A iniciativa completa onze anos e segue a missão de formar os agentes de pastoral para a evangelização. Neste período, apenas no ano de 2013, não foram realizadas as capacitações, devido ao período de vacância, por motivo do falecimento de Dom Joviano (junho de 2012), e a transição da chegada do novo arcebispo, Dom Moacir Silva (junho de 2013). Com a 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 2014, o projeto sofreu alteração no título e passou a ser chamado: “Projeto Somos Igreja em Missão (SIM)”, porém não deixou de lado a motivação inicial da formação e ação missionária permanente, que expressa os dois pilares  originários  do  projeto: “ir ao  encontro das pessoas onde elas se encontram  e  acolher   bem  os  que    chegam às nossas comunidades”.

Chegamos ao mês de julho! Capacitação Missionária à vista! Em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019), resultado da 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, foi indicada e assumida pela 1ª Urgência Pastoral: Igreja em estado permanente de missão, nas perspectivas de ação na “letra b”, o seguinte compromisso: “Capacitação Missionária para Jovens: motivando-os a serem autênticos discípulos missionários”. E, sendo assim, o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, indicou e definiu a realização, nos dias 28 e 29 de julho, na Casa Dom Luis, em Brodowski, de uma única edição da “Capacitação Missionária” tendo como participantes a juventude.

O tema da “Capacitação Missionária” estará em sincronia com as reflexões do XV Assembleia Geral Ordinário do Sínodo  dos  Bispos, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a ser realizado de 3 a 28 de outubro deste ano.

Inscrição - Todas as paróquias são convocadas a enviarem representantes para a capacitação. As fichas e as orientações estão sendo distribuídas pelos Leigos Forâneos das dez foranias e também pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto por intermédio dos representantes do setor nas foranias.

Caminho do Sínodo dos Bispos – Depois da escolha do tema, feita no dia 6 de outubro de 2016, a primeira etapa foi a publicação do Documento preparatório, ocorrida em 13 de janeiro de 2017. Ele continha, além de um importante questionário destinado principalmente às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais Católicas e a outros organismos eclesiais, também uma primeira novidade: o desejo de ouvir a voz dos jovens «através de um site da Internet, com um questionário sobre as suas expectativas e a sua vida» (Documento preparatório, introdução). De 5 a 9 de abril de 2017 teve lugar um Encontro internacional com os Responsáveis pela pastoral juvenil a nível mundial, durante o qual foi apresentado o caminho sinodal. E de 11 a 15 de setembro de 2017 realizou-se um Seminário internacional sobre a condição juvenil, que contou com a presença de muitos especialistas e de vários jovens. De 19 a 24 de março de 2018, ocorreu em Roma, a Reunião pré-sinodal, que teve o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Padres sinodais, que se reunirão em Assembleia em outubro de 2018, um documento em que exprimem seu ponto de vista sobre a realidade, as suas ideias, o seu sentir e as suas propostas. Nela participaram ao redor de 300 jovens, em representação dos jovens dos cinco Continentes.

A publicação do Instrumento de trabalho, em 19 de junho de 2018, contém as indicações dos Pastores e dos organismos eclesiais, a síntese das respostas ao  questionário  online  e  o êxito da Reunião pré-sinodal.

A Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos terá lugar de 3 a 28 de outubro de 2018: ela levará à publicação de um documento por parte do Papa, que recolherá os frutos de todo o percurso feito.  

fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto