Compartilhe:

Arquidiocese realiza o II Festival Santa Cecília de Música Bíblico-Litúrgica

Imagem retirada de http://arquidioceserp.org.br/noticias?id=11932

Um encontro entre a música bíblico-litúrgica e o lançamento do documentário “Devoções Populares Centenárias na Arquidiocese de Ribeirão Preto” levou um grande número de pessoas no dia 15 de novembro, ao Teatro do Colégio Auxiliadora, em Ribeirão Preto, para prestigiar o II Festival Santa Cecília de Música Bíblico-Litúrgica. O evento foi promovido pela equipe responsável da 3.ª Urgência Arquidiocesana, “Igreja, lugar e animação bíblica da vida e pastoral, como fruto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019) e tem o objetivo de incentivar a missão evangelizadora por meio da música, aprimorar a consciência das vocações e estimular a participação de nossos compositores na vida da igreja. O festival pretende valorizar a composição e criação de músicas sacras, fundamentadas na bíblia e apropriadas ao uso litúrgico: nas missas e celebrações.

A segunda edição do festival selecionou para apresentação 12 músicas em três categorias: Canto de Abertura, Apresentação das Oferendas e Canto de Comunhão. Na abertura do festival o arcebispo dom Moacir Silva conduziu a oração inicial, saudou a equipe responsável pelo festival, e oficializou que as músicas aprovadas nas diversas categorias do festival terão a aprovação eclesiástica para serem utilizadas nas celebrações litúrgicas.

Documentário
Ao término das 12 apresentações musicais, no intervalo para apuração das notas dos jurados, ocorreu o lançamento e exibição do documentário “Devoções Populares Centenárias na Arquidiocese de Ribeirão Preto”, fruto de quatro anos de registro, produção e valorização das devoções populares centenárias existentes na arquidiocese.

Premiação
Após os agradecimentos foi feito o anúncio das músicas premiadas por categorias do II Festival de Música Bíblico-Litúrgica:

Categoria – Canto de Abertura
1º lugar: Seminário Maria Imaculada – Música: “Caminha Conosco”
2º lugar: Paróquia Santa Teresinha Doutora – Ribeirão Preto – Música: “O céu dentro de cada um de nós”

Categoria – Apresentação das Oferendas
1º lugar: Seminário Maria Imaculada – Música: “Por que pão e vinho”
2º lugar: Paróquia Santa Teresinha Doutora – Ribeirão Preto – Música: “Frutos da terra”

Categoria – Canto de Comunhão
1º lugar: Paróquia Santa Ângela – Ribeirão Preto – Música: “Casa do Pão”
2º lugar: Seminário Maria Imaculada – Música: “Flor do trigo”

fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto