Compartilhe:

Arquidiocese de Ribeirão Preto encerrou o Ano Nacional do Laicato

Imagem retirada de http://arquidioceserp.org.br/noticias?id=10978

No dia 23 de novembro, sexta-feira, às 20 horas, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, em Ribeirão Preto, a Igreja Particular de Ribeirão Preto, se reuniu para a celebração de Encerramento do Ano Nacional do Laicato, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva. Momento de agradecimento a Deus pelas atividades e resultados colhidos na caminhada eclesial no Ano Nacional do Laicato.

Momento celebrativo
Antes do início da celebração eucarística, os fiéis foram acolhidos por leigos e leigas, nas portas de entrada do Santuário, e fizeram o rito de purificação ao molhar as mãos numa vasilha com água e óleo perfumado. O momento celebrativo começou com o cântico do Hino do Ano do Laicato e na sequência os representantes leigos e leigas das 10 foranias apresentaram por intermédio de preces os frutos colhidos durante o Ano Nacional do Laicato. Ao final de cada prece rezada o refrão do Hino do Ano do Laicato era cantado e a imagem peregrina da Sagrada Família de cada uma das 10 foranias era entronizada em procissão por membros do Conselho Pastoral Forâneo e colocada em um nicho próximo ao altar. Este momento expressou o agradecimento pelas sementes lançadas e os frutos colhidos enquanto leigos e leigas, sujeitos eclesiais na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo, em comunhão com a Igreja.

Missa
Na homilia, o arcebispo Dom Moacir Silva, destacou o sentido da celebração de encerramento do Ano do Laicato. “Hoje, em nossa Arquidiocese encerramos o Ano Nacional do Laicato. Nesta Concelebração Eucarística rendemos graças a Deus nosso Senhor pelo que vivemos neste ano dedicado aos cristãos leigos e leigas, sal da terra e luz do mundo. O estudo e reflexão do Documento 105: ‘Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade’ aconteceu em toda nossa Arquidiocese, seja nos encontros de formação, nas concentrações arquidiocesanas, nas foranias, nas novenas de padroeiros, nos conselhos”, expressou o arcebispo.

Dom Moacir sinalizou que os reflexos do Ano do Laicato ainda serão colhidos com o testemunho e presença dos leigos e leigas na sociedade. “Os frutos do Ano Nacional do Laicato colheremos nos anos seguintes ao percebermos que a presença e atuação dos cristãos leigos e leigas no tecido da sociedade está gerando a transformação da mesma; ao percebermos que os cristãos leigos e leigas estão agindo de forma coerente, sólida nos mecanismos que mobiliza a sociedade na área da saúde, da política, da educação, do trabalho, da comunicação, da família sendo sal da terra e luz do mundo”, salientou Dom Moacir.

Antes, da bênção, o arcebispo fez o envio e entrega das imagens da Sagrada Família aos leigos e leigas representantes das foranias. As imagens novamente retornam às foranias para dar continuidade a peregrinação, porém a nova peregrinação será feita com as famílias dos crismandos e crismandas das paróquias.

Ano do Laicato na Arquidiocese
Na Arquidiocese de Ribeirão Preto foram muitas as sementes espalhadas nas diversas atividades do Ano Nacional do Laicato a partir da inspiração do Documento 105 da CNBB: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade - Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14): concentrações nas 10 foranias; concentrações das pastorais, movimentos e serviços; peregrinação da Imagem da Sagrada Família de Nazaré; encontros paroquiais; capacitações missionárias; Novena de Natal 2018; II Romaria Arquidiocesana ao Santuário de Aparecida na ocasião dos 110 anos da criação da diocese e 50 anos de elevação à arquidiocese; Vídeoaulas do documento 105 da CNBB; entre outras atividades.

Ano Nacional do Laicato - Com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), a Igreja no Brasil celebrou, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.

fonte: Pascom/RP